Recentemente, uma seguradora recusou indenizar um sinistro de uma clínica odontológica e como sempre, nos debruçamos sobre o tema para analisar. Não levou muito tempo, até entendermos que a recusa foi motivada por falta de informação.
O que acontece é que, ao saber de uma insatisfação, o segurado (no caso a clínica), precisa notificar a seguradora. Esse procedimento ajuda a seguradora a fazer uma avaliação prévia, se necessário, solicitar mais informações e contribuir com a defesa, ou no mínimo, a redução da despesa com defesa.
Em alguns casos, a informação prévia contribuir com a redução do valor a ser indenizado, o que ajuda a seguradora e o cliente. Notamos ao longo de muitos anos de atuação, que muitas ações são motivadas por falta de acolhimento da reclamação, ou ainda, a possibilidade de acordo ter sido desperdiçada.
Ao contratar ou renovar um seguro de responsabilidade civil, é imprescindível que a seguradora tenha total conhecimento sobre qualquer motivação, para que um cliente insatisfeito possa surgir. Tratando de um seguro acionado, com base em reclamações, esse tipo de informação ajuda a apurar riscos, até porque, se depois for constatado que havia conhecimento, a defesa e a indenização poderá ser negada.
Não vale apena omitir.