São Paulo – A Bidu, plataforma online de recomendação, comparação e contratação de seguros e produtos financeiros, que faz parte do Grupo Thinkseg, divulga levantamento com valores dos seguros para as versões de entrada dos dez veículos mais vendidos em dezembro de 2018, de acordo com os dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). O Relatório Bidu, produzido mensalmente desde 2016, analisa o preço médio do seguro em quatro capitais brasileiras (Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo) e compara o perfil de homens e mulheres de 35 anos, casados, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho e que estão contratando o seguro pela primeira vez. As cotações desta edição foram feitas no dia 8 de janeiro.
Ao contrário do que ocorreu no mês passado, onde o preço médio do seguro apresentou uma redução de 15,82% em comparação com novembro, neste início de ano, os consumidores que optarem pela contratação do seguro auto devem se preparar para um aumento no preço médio de 10,31%. Esse índice é puxado pela elevação de 26,68% na média de preço do seguro para o perfil masculino, enquanto para o feminino houve redução média de 6,06%. Diferente da tendência de queda apresentada de outubro a dezembro, em janeiro, o valor do seguro para os modelos mais emplacados no país subiu.
No relatório deste mês, o destaque no acréscimo do valor do seguro fica para a capital do Rio de Janeiro, que obteve aumento de 51,13% para o perfil masculino, e é a única cidade que também apresentou incremento no preço da apólice para o perfil feminino, registrando 2,21% de aumento para as mulheres. Em todos os municípios estudados houve elevação nos preços para o perfil masculino, como mostra o gráfico abaixo, porém em Brasília esse impacto foi menor, embora ainda significativo, com aumento de 10,51% no preço médio da apólice para os homens.
*Variação do preço médio do seguro por cidade (azul: homens; vermelho: mulheres)
Analisando o comportamento de preços pela ótica dos diferentes modelos, o crescimento no valor médio do seguro é generalizado para os homens. Em comparação com o estudo anterior, dos oito veículos que se repetem no ranking deste mês, os maiores aumentos na cotação de preços para o perfil masculino são registrados para o Hyundai Creta e para o Ford KA, com 23% e 14%, respectivamente. O veículo com menor índice de aumento para os homens, comparado Relatório Bidu anterior, é o Chevrolet Onix, com elevação de apenas 1%.
Já o cenário para as mulheres é bem distinto, pois em todos os oito carros que se repetem desde o mês passado, há redução de preços. O destaque desta retração fica para os automóveis Volkswagen Gol e Ford Ka, ambos com uma queda de 2% no preço médio do seguro feminino. O veículo que menos teve variação média de preço para o perfil feminino, em comparação com o último Relatório Bidu, é o Chevrolet Onix que tem uma redução de 0,2%.
* Variação do preço médio do seguro dos modelos que se repetem entre novembro e dezembro
(azul: homens; vermelho: mulheres)
Essa tendência de alta no preço do seguro para o perfil masculino ao contrário do que se observa para o perfil feminino ao longo dos últimos meses reforça ainda mais a diferença de preço médio praticado para os dois perfis nas principais capitais brasileiras. Como nos meses anteriores, os homens seguem pagando mais caro pelo seguro, conforme evidencia o gráfico abaixo. Enquanto as mulheres desembolsam, em média, R$2.216 pelo serviço, os homens pagam R$3.127, uma diferença de 41,11%, ou R$ 911,00, para os veículos analisados.
* Preço do seguro por modelo, média janeiro
(azul: homens; vermelho: mulheres)
Modelo mais vendido
De acordo com o relatório da Fenabrave, em dezembro foram emplacados 189.411 automóveis – uma queda de 1,42% em comparação com o mês anterior, quando foram emplacadas 192.146 unidades. Este já é o segundo mês consecutivo com redução no número de emplacamentos.
Desde janeiro de 2018, apenas quatro modelos se repetem todos os meses no ranking dos 10 mais emplacados: Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Volkswagen Gol e VW Polo.
* Ranking dos 10 veículos mais emplacados em dezembro, de acordo com a FENABRAVE
O Chevrolet Ônix segue como o carro mais emplacado no Brasil, com 19.642 unidades em dezembro ante 8.995 registradas para o segundo colocado, o Hyundai HB20. O preço médio do seguro do modelo de entrada do Ônix para o sexo masculino custa atualmente R$ 2.319, contra R$ 2.287, registrado em dezembro. Já para o perfil feminino, o valor médio atual é de R$ 2.117 ante R$ 2.122 calculados na cotação do mês anterior.
Dos dez veículos analisados neste estudo, oito se repetem no ranking da Fenabrave nos meses de novembro e dezembro. Após figurarem no levantamento de novembro, os automóveis Fiat Argo e Renault Sandero saem do relatório e dão espaço para o Toyota Corolla e o Jeep Renegade, que não apareciam na lista dos 10 mais emplacados desde outubro e junho, respectivamente.
O melhor custo-benefício
No Relatório Bidu deste mês, assim como no ranking anterior, o Hyundai Creta se mantém como o veículo que apresenta o melhor custo-benefício, ou seja, a melhor relação entre o preço médio do seguro e o valor de mercado do veículo (price ratio), para ambos os perfis. Para os homens, o price ratio é de 5,4% e para as mulheres é de 3,6%.
Já o automóvel com menor custo-benefício, para os dois perfis, é o Volkswagen Gol, que também demonstrou o mesmo impacto no último levantamento. O price ratio para os homens ficou em 7,9% e em 5,5% para as mulheres.
* Variação por preço de seguro (price ratio)
(azul: homens; vermelho: mulheres)
Variação entre as cidades
Assim como ocorreu no último Relatório Bidu, a cidade de Brasília é a que possui o seguro mais barato entre as capitais estudadas, onde a média geral do preço do seguro dos dez modelos mais vendidos em dezembro, para homens e mulheres, ficou em R$ 1.901. Já o Rio de Janeiro figura com a média geral de preços mais alta, considerando os dois perfis, com cotação média de R$ 3.732 – uma diferença de 196,32% em relação ao preço médio cobrado na capital do País.
*Variação do preço médio do seguro por cidade
(azul: homens; vermelho: mulheres)
Fonte: Revista Cobertura