A Reforma da Previdência, debatida desde 2017, teve seu texto-base aprovado na Câmara dos Deputados no último dia 10. Se também for aprovada pelo Senado Federal, ela se transformará em uma Emenda à Constituição e poderá entrar em vigor já na primeira quinzena de setembro de 2019, caso todas as aprovações ocorram nos prazos mínimos.
As discussões sobre a Nova Previdência Social têm deixado os brasileiros preocupados com o futuro. Com a intenção de garantir uma velhice mais tranquila, cada vez mais pessoas têm procurado saber o que é e como fazer uma previdência privada.
Este tipo de investimento vem ganhando espaço na vida dos brasileiros que perceberem que os valores pagos pelo INSS daqui a 10/20/30 anos não serão suficientes para manter a qualidade de vida que possuem hoje.
Confira abaixo como a Reforma da Previdência irá impactar a sua vida e como uma previdência privada pode te ajudar a manter sua qualidade de vida no futuro.
Principais mudanças propostas pela Reforma da Previdência
- Idade mínima para aposentadoria: só terá direito ao benefício o trabalhador urbano que tiver, no mínimo, 65 anos (homens) ou 62 (mulheres) além dos 20 de anos de contribuição obrigatória. Por enquanto, vigora um regime misto em que é possível se aposentar por idade (a partir de 60 anos para mulheres e a partir de 65 anos para homens) ou por tempo de contribuição (pelo menos 15 anos).
- Mudança no cálculo do benefício: a proposta prevê que 100% dos salários de contribuição, corrigidos pela inflação, passem a entrar no cálculo do valor do benefício. Atualmente, só entram na média os 80% maiores salários de contribuição, corrigidos pela inflação, os 20% menores são descartados.
- Aumento das alíquotas de contribuição do INSS: os valores pagos mensalmente pelos trabalhadores ao INSS irão variar de 7,5% a 14% dependendo do salário (no serviço público, a contribuição será de 7,5% a 22%). Hoje, as alíquotas variam de 8% a 11%.
- Regras de transição: para quem já está no mercado de trabalho, a proposta prevê 4 opções para quem quer se aposentar. São elas:
- por pontos – hoje é preciso que a soma do tempo de contribuição com a idade do trabalhador atinja 86 para mulheres e 96 para homens, mas essa pontuação vai subir gradualmente até chegar ao limite de 100/105 em 2033.
- por tempo de contribuição e idade mínima – neste caso, além da contribuição de 35 anos para homens e 30 para mulheres, também é necessário que os homens e mulheres atinjam a idade mínima. Por exemplo, em 2019 a idade mínima será de 61 anos (homens) e de 56 (mulheres) e a cada ano que passa, essa idade mínima vai crescer e será de 65/62 em 2031.
- por tempo de contribuição – para os que estão próximos de se aposentar, haverá a cobrança de um “pedágio” de 50% sobre o tempo que faltar para a aposentadoria. Exemplo: se faltar um ano, será necessário trabalhar um ano e seis meses para solicitar a aposentadoria.
- por idade mínima – hoje, homens com 65 anos e mulheres com 60 anos podem se aposentar (se tiverem o mínimo de 15 anos de contribuição). A partir de 2020, a idade mínima das mulheres começa a subir gradualmente até chegar a 62 em 2023.
Como a Reforma da Previdência vai impactar minha vida?
A Reforma da Previdência tem o objetivo de equilibrar as contas públicas e garantir o pagamento das aposentadorias no futuro. Para que isso ocorra, a população terá que fazer sacrifícios e mudar a forma como enxerga este benefício, pois uma coisa é fato: a previdência pública não será mais suficiente para garantir a tão sonhada aposentadoria. Faça as contas no site www.servicos.gov.br/calculadora/ e tire suas próprias conclusões.
Informe-se. Planeje o futuro. Essas são as únicas alternativas para lidar com tantas mudanças e minimizar as consequências da Reforma da Previdência. Mais do que nunca, fale sobre educação e planejamento financeiro com amigos e familiares para evitar ser pego desprevenido quanto chegar a hora de se aposentar.
E se você tem entre 20 e 50 anos e ainda não pensou em como irá garantir uma aposentadoria digna, sem depender do INSS, chegou a hora de você conhecer mais a previdência privada.
O que é Previdência Privada?
Um plano de previdência privada nada mais é do que um investimento de longo prazo (mínimo de 4 anos) que leva em consideração a categoria do plano escolhido (PGBL ou VGBL), o tipo de tributação do plano (regressiva ou progressiva) e tipo de gestão do fundo (conservadora, moderada ou agressiva).
Fazer uma previdência privada pode te ajudar a realizar diversos projetos de longo prazo (além do custeio ou complemento da sua própria aposentadoria), como por exemplo, o pagamento da faculdade dos filhos, a conquista de um sonho de consumo ou até mesmo a aquisição de um negócio próprio.
Como funciona a Previdência Privada?
É possível investir em diversos perfis de fundos, desde renda fixa, balanceados e multimercado até de ciclo de vida (alocação dinâmica de ativos). Além disso, a qualquer momento você pode trocar o fundo de investimentos escolhido ou até mesmo mudar para outra seguradora, através da portabilidade.
As contribuições podem ser mensais, esporádicas ou feitas apenas na contratação e você pode mudar o valor que está sendo investido, fazer aportes extras sempre que sobrar dinheiro, suspender as contribuições mensais pelo período que quiser ou até mesmo resgatar o valor acumulado em caso de necessidade.
Onde é melhor fazer um plano de Previdência Privada? No banco ou em uma corretora?
Na maioria das vezes que pensamos em produtos ou serviços financeiros, os bancos são nossa primeira opção. Porém, o gerente do banco direciona os clientes para os produtos em que ele precisa bater as metas, atingir resultados. É o papel dele atender bem os clientes fazendo uso dos produtos com a bandeira do banco.
Mas se você deseja ouvir a opinião de alguém neutro, que realmente irá analisar seu projeto de vida, sua renda, sua disponibilidade financeira, seu potencial de investimento e se a rentabilidade dos fundos corresponda as suas expectativas, você deve optar por um Planejador Financeiro.
Não adie mais essa conversa! Fale com a gente pelo WhatsApp ou se preferir, baixe nosso eBook e saiba mais sobre Previdência Privada. Queremos te ajudar a descobrir o que a Previdência Privada pode fazer pela sua aposentadoria.
Lembre-se: nunca é tarde demais para começar!