É importante pensar em pós vendas quando a gente vende um seguro. Geralmente as pessoas pensam que pós vendas é apenas o sinistro de fato, mas a gestão de uma apólice envolve outras questões e aqui, falaremos de pagamentos em atraso.
Acontece em qualquer relação comercial, as vezes um esquecimento ou por outro motivo o pagamento não ser feito na data correta.
Em outros mercados, basta atualizar o valor e ok, no entanto, em seguros nem sempre é assim.
Nos seguros com cobertura a base de reclamação, caso das apólices de Responsabilidade Civil por exemplo, o cliente muitas vezes nem imagina que pode ser denunciado a qualquer momento, assim, a cada dia o risco aumenta no que se refere a probabilidade (volume de procedimentos).
Para a seguradora, durante a vigência da apólice os sinistros são cobertos, no entanto se a apólice tem paralisação de pagamento há um hiato.
Ocorre de um segurado paralisar o pagamento, e recebendo uma reclamação propor o retorno?
Sim, infelizmente.
Este fator faz com que a seguradora busque ferramentas que evitem a cobertura para apólices com interrupção de pagamento.
A mais comum é pedir uma declaração de não ocorrência de sinistro.
Com isto, a Cia exige que, para reestabelecer a cobertura, o cliente declare que durante aquele período de pagamento ausente não houve reclamações ou conflitos.
São procedimentos, nosso papel como corretora/consultoria é zelar pelo bom andamento e pela cobertura dos eventuais sinistros, no entanto, as regras aplicadas pelas seguradoras nem sempre são passivas de negociação.
O melhor, para evitar qualquer desentendimento, é manter os pagamentos em dia e assim, garantir a cobertura a qualquer momento.
Em caso de mais dúvidas, contem com a gente.