Muitas pessoas que desejam adquirir um veículo blindado, frequentemente se deparam com uma dúvida: qual seria o veículo mais adequado para se blindar?
Como se sabe, a aplicação da blindagem balística tradicional de nível III- A agrega ao veículo, determinado peso muito concentrado nos vidros com propriedades balísticas, que possuem a maior densidade (Kg/m2) de todos os materiais empregados. Quando comparamos os tipos de carrocerias dos automóveis, podemos concluir que aqueles que proporcionalmente agregam menor peso ao volume da carroceria, seriam em ordem crescente: pick-ups, sedans, hatchs, station wagon e SUVs. Como as pick-ups, principalmente aquelas de pequeno porte, acabam não atendendo às demandas de uma forma geral, pois são adequadas ao transporte de apenas 2 pessoas, os sedans se mostram mais adequados à esta relação.
Nos veículos do tipo sedan, o praxe é a aplicação da blindagem ao volume interno, à exceção do compartimento de carga e desta forma, o peso agregado ao veículo é proporcionalmente menor. Outros fatores também influenciam o modelo de veículo mais adequado à blindagem, tais como o grau de dificuldade na aplicação da blindagem e até mesmo a frequência de manutenção do veículo. Todos os modelos de veículos com tampa traseira como hatchs, station wagons e SUVs, naturalmente dificultam o trabalho na blindagem face ao tipo de movimento que a tampa executa, tanto pela dificuldade em adaptar os dispositivos elétricos que assistem a abertura e fechamento da tampa, quanto à necessidade de aplicação de elementos de sobreposição (overlaps) ao vidro da tampa.
De acordo com levantamento realizado pelo PORTAL BLINDADOS, dentre os veículos que deverão fechar o ano como os mais blindados por categoria, encontraremos:
. Sedan – Corolla, Jetta, Civic
. Hatch – Golf, A3
. SUV – HR-V, Compass, Q3
Fonte: Portal Blindados