Obrigatoriedades ou estratégia empresarial?
Atuamos na área de benefícios ha muitos anos, quase desde a fundação da primeira FBN, no entanto de uns anos pra cá, foi que descobrimos o quão bom foi a decisão de ter uma área especialista no assunto.
A principio, quando falo de especialistas, nós pensamos em técnicos que conhecem os contratos intimamente e que leem as “ letras miúdas” para que os clientes não tenham que faze-lo e é isto mesmo, mas vai muito mais além.
Quando atendemos um cliente, é importante avaliar as necessidades dele no que se refere a riscos, exigências coletivas, obrigatoriedades ligadas a atividade e grau de risco, isto nos permite levar soluções que se encaixam perfeitamente nas necessidades da empresa.
No entanto, há aspectos que estão relacionadas à indústria do cliente e também a estratégia competitiva. Porque se um dos grandes ativos da empresa é gente ( e geralmente é) então teremos um novo cenário a construir.
A gestão dos benefícios não existe só para estar em dia com a legislação trabalhista. Ela pode ser um grande aliado para quando a empresa deseja atrair e reter talentos.
Num país onde o estado não prove muitas das necessidades da população, é comum estas estarem entre os “ sonhos de consumo” e dai, embora seja um desafio, é também uma oportunidade para que empresas ávidas por grandes talentos lancem mão de ofertas que muitas vezes valem mais para o colaborador do que o salário, e acabam custando menos principalmente pela incidência de impostos que pode muitas vezes trabalhar a favor devido aos abatimentos.
No que se refere a gestão de benefícios, a consultoria que de fato quer levar soluções, muitas vezes “ entra no mercado” de seu cliente, entende a estratégia competitiva e oferece diferenciais para que ele esteja a frente da concorrência.
Preocupar-se com estes detalhes, é o que faz a Gestora de Benefícios um aliado do seu RH. Pense nisto!
Por Kleber de Paula- CEO e Fundador da FBN Benefícios